DUAS TONELADAS DE LIXO FORA DO OCEANO - Projetos Meros do Brasil

Projeto Meros do Brasil recolheu mais de 2.153 quilos de resíduos em primeira ação de limpeza de praias de 2022

Já estamos no clima das limpezas de praias! Em um aquecimento para as atividades do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que acontecem anualmente no mês de setembro, o Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, saiu na frente e já realizou os primeiros mutirões deste ano.

Nos nove estados de atuação do Projeto, as equipes de educação ambiental mobilizaram no último mês aproximadamente 400 pessoas para as ações de combate ao lixo no mar. Em 18 quilômetros de praias, o Meros e diversos parceiros recolheram 2.153 quilos de lixo - mais de duas toneladas de resíduos sólidos fora do Oceano.

“O Oceano é o destino final de praticamente todo o lixo que não é gerido da forma correta. Você pode nunca ter pisado na praia, mas o seu lixo, se não for bem gerido, vai chegar lá", relembra Jonas Leite, coordenador do Meros do Brasil no Rio de Janeiro. Assim, os itens recolhidos foram destinados para a reciclagem por meio de diversas associações e cooperativas de catadores, e também para a coleta municipal em algumas localidades.

Além da limpeza foram realizadas diversas atividades de sensibilização como palestras sobre o descarte correto de resíduos sólidos, rodas de conversa sobre a produção e o consumo e intervenções artísticas tendo como tema a conservação dos meros e da biodiversidade marinha.

Clique aqui para saber mais sobre as ações a partir do depoimento da nossa equipe de educação ambiental que traz alguns destaques e curiosidades acerca dos itens mais encontrados na costa brasileira na primeira limpeza de praias do Meros em 2022. Abaixo você também confere algumas imagens.

Legenda: Ações de limpeza de abril aconteceram nos nove estados de atuação do PMB

Foram parceiros da ação em Santa Catarina, Instituto Comar e Escola Municipal Professor Aluizius Sehnem; no Paraná Instituto Pró-Restinga e PUC-PR; em Ubatuba, Tamoio Ubatuba e Projeto Costa das Toninhas. No Rio de Janeiro Recicla Orla, Orla Rio, IFood e Pólen; no Espírito Santo, Projeto Araçá e Planet Rock; na Bahia projetos Baleia Jubarte e Coral Vivo, Movimento Cultural Arte Manha, VB Ambiental, Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Resex de Cassurubá, Secretaria de Obras e de Meio Ambiente de Caravelas; em Alagoas Secretaria Municipal de Educação de Jequiá, Escola Maria Lopes, Complexo Dunas de Marape, Instituto Amigos da Natureza Coruripe e Universidade Federal de Alagoas; em Pernambuco Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste, Instituto Recifes Costeiros, Instituto Garis Marítimos, Voluntários do Planeta, Secretaria de Meio Ambiente e de Assistência Social de Tamandaré, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Tamandaré.

Crédito imagens: Acervo e Christiano Candido