PRIMEIRA INFÂNCIA E NATUREZA: UMA RELAÇÃO PRIORITÁRIA PARA O MEROS DO BRASIL - Projetos Meros do Brasil

Em uma iniciativa empreendedora e original, o Meros do Brasil criou um curso para capacitar equipes de Educação Ambiental para as atividades com a primeira infância

Entre os dias 21/06 e 07/07 o Projeto Meros do Brasil realiza a primeira Formação de Educadoras e Educadores para a Primeira Infância. Direcionado à profissionais da Rede Meros do Brasil, projetos parceiros e convidados, o curso inédito é oferecido pelo Meros e tem como objetivo capacitar os participantes para as ações de educação ambiental voltadas às crianças na primeira infância.

A primeira infância é um tema transversal do Programa Petrobras Socioambiental, da Petrobras, patrocinadora do Projeto. A partir dessa diretriz, para oferecer atendimento de qualidade às crianças de até 6 anos, em um período onde tudo é aprendizagem, o PMB entendeu que era necessário passar por uma preparação.

Por isso, em uma iniciativa empreendedora e original, o Meros do Brasil criou um curso para educadoras e educadores ambientais da sua equipe e também de outros 18 projetos, possibilitando que mais de 40 profissionais dos Projetos das Carteiras Social, Ambiental e Esporte da Petrobras discutam e colaborem para contribuir com a construção de valores, e um olhar mais cuidadoso e respeitoso para essa geração de conhecedores e protetores da natureza.

“É na primeira infância que são formadas as nossas principais capacidades vitais, emocionais, físicas, motoras e intelectuais e essas aptidões nos acompanharão ao longo da nossa existência. Ela é, de fato, a fase mais importante e com maiores transformações de toda a nossa vida. Assim, buscamos dar nossa contribuição para que as crianças tenham a chance de viver em um mundo possível e uma sociedade sensível à sua existência.”, destaca Maíra Borgonha, coordenadora geral do Meros do Brasil.

Maíra conta que a ideia da Formação surgiu em um dos momentos mais críticos da pandemia. Com o fechamento das escolas, as crianças passaram a ficar limitadas ao espaço do lar, muitas excessivamente expostas às telas, perdendo o contato com o mundo natural, que para muitas delas já era bastante restrito por outros fatores como a ausência de espaços verdes onde vivem ou nas instituições de educação que frequentam.

Assim, o curso é uma oportunidade de capacitar as equipes de Educação Ambiental para que colaboradores da área sejam agentes nessa reconexão das crianças com o mundo natural, garantindo à infância os direitos de acesso a um meio ambiente equilibrado, e ajudando as crianças a desenvolver seu senso de pertencimento à natureza - sentimento que é completamente orgânico nesta etapa inicial da vida.

"A criança tem a sabedoria instintiva e intuitiva de saber que é parte da natureza. Ela descobre o mundo para descobrir a si”, afirma Juliana C. Bel, diretora e idealizadora do espaço educacional Pensando e Construindo Nosso Mundo.

Juliana, tem uma década dedicada à experiência como educadora, e foi convidada pelo Meros para dar origem ao curso e orientar as discussões que acontecem nos sete encontros online da Formação. Sua proposta é uma educação "onde se entende a criança como um SER completo, dotado de potências e criadora de futuro, em seu VIR-A-SER". Uma educação que transforma as crianças para transformar o mundo.

Para que educadores possam também enxergar essa criança como um ser íntegro, Juliana explica que o curso também será uma chance para cada participante provocar o seu mundo interno e se reconhecer como educadora ou educador ambiental.

"Falar de primeira infância e educação é mexer nas nossas estruturas, é acordar memórias, relembrar o caminho de nossa própria construção como sujeitos. Então, iremos dialogar, trocar, acolher as diversas visões de mundo para achar um caminho que todos poderão partilhar, e se enxergar, como educadores ambientais para a primeira infância", explica.

O Meros do Brasil investe seus esforços em ações de qualificação porque acredita no papel de educadoras e educadores ambientais como facilitadores desse resgate do contato das crianças com a natureza, na intenção de que tenham um presente e futuro possíveis, e de encontro e contato com a sua própria essência.