Dia Mundial dos Oceanos e Dia Nacional da Ciência - Projetos Meros do Brasil

Pegando carona nas comemorações do Dia Mundial dos Oceanos e Dia Nacional da Ciência (08/06), esse post é dedicado à Dra. Zelinda Leão, pioneira nos estudos dos recifes de coral no Oceano Atlântico Sul.

Pesquisadora brasileira, entre as mais renomadas no país, e reconhecida internacionalmente, Dra. Zelinda figura entre as mais produtivas pesquisadoras do Brasil! Para ilustrar sua importância à ciência brasileira, o belíssimo peixe papagaio banana, endêmico da nossa costa, foi descrito cientificamente em homenagem à pesquisadora sendo batizado como Scarus zelindae.

Professora Zelinda gentilmente vestiu a nossa camiseta, mas os presenteados fomos nós. Uma honra e inspiração para @s cientistas do Projeto Meros do Brasil.

Parabéns a todas e todos cientistas do Brasil que com luta, esforço, persistência e determinação, não importando as intempéries da carreira, dedicam suas vidas, seus sonhos, seus melhores pensamentos à construção e melhora da sociedade e do país em que vivemos! Obrigada à Dra. Zelinda Leão pela sua importância para a pesquisa sobre os ambientes recifais e suas espécies.

O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha no país: UFPA, UFPE, UFAL, Movimento Cultural Arte Manha, UFESCeunes, Unirio, Instituto de Pesca SP, MHNCI, Instituto Comar.

O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.