Terceira oficina de entalhe em madeira - Projetos Meros do Brasil

Começou a terceira oficina realiza pelo Projeto Meros do Brasil em parceria com o grupo Arte Manha. As outras duas aconteceram no ateliê Astúcias, em Caravelas e em Cumuruxatiba -Prado/na Resex de Corumbau, respectivamente.

Veja os primeiros resultados dos trabalhos que estão sendo feitos na Oficina de Entalhe em Madeira, no ateliê Astúcias, em Caravelas (BA). 



O tema para a produção das peças é o mero (peixe criticamente ameaçado de extinção) e seu ambiente natural. A técnica de entalhe é o vazado na madeira com alto relevo. 

As madeiras utilizadas nas confecções dos entalhes e esculturas são oriundas de supressão de espécies machos controladas, de podas e árvores mortas em vila agroecológica, sítios e quintais.

Todas as peças confeccionadas são de propriedade dos alunos participantes das oficinas, podendo, inclusive, vendê-las na sede do Arte Manha ou levá-las para casa.

Foram 20 vagas, sendo 10 para cada turno. Os únicos pré-requisitos foram que os inscritos tenham idade acima dos 14 anos e não apresentem incapacidade motora ou psíquica para a realização da atividade.

 

O Projeto Meros do Brasil é realizado pelo Instituto Meros do Brasil em parceria com nove instituições de ensino e pesquisa comprometidas com a conservação marinha no país: UFPA, UFPE, Ufal, Movimento Cultural Arte Manha, Ufes Ceunes, Unirio, Instituto de Pesca SP, Museu de História Natural do Capão da Imbuia e Instituto Comar.

O Projeto Meros do Brasil conta com o patrocínio Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.