República Dominicana - Projetos Meros do Brasil

A equipe do projeto "Meros - estratégias para a conservação de ambientes costeiros e marinhos do Brasil", participou em novembro do Seminário Internacional na Republica Dominicana sobre a Situação Mundial da Pesquisa e da Conservação do Mero (Epinephelus itajara). (http://www.gcfi.org/Conferences/60th/PuntaCana60.html). O projeto, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, visa proteger a espécie e os ambientes costeiros e marinhos em quatro pontos do país: Bahia, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. Foi justamente esta experiência que foi relatada no evento, através de 5 painéis e 2 comunicações orais. Os trabalhos apresentaram os resultados de pesquisa destes últimos 5 anos, desenvolvidas principalmente na região de Santa Catarina onde tiveram início as ações de pesquisa e conservação.

Na ocasião, um grupo de cientistas participantes publicou uma carta ressaltando a necessidade de preservação do Mero. Confira abaixo:

"Nós, representantes da comunidade científica, solicitamos aos representantes de Estado e gestores pesqueiros para a promoção da conservação do Mero EPINEPHELUS ITAJARA) em toda sua distribuição geográfica. Estamos profundamente preocupados com esta espécie que está criticamente ameaçada e em muitos casos já encontra-se extirpada e com dados insuficientes para permitir seu manejo e recuperação de estoques. Estes e outros sérios problemas devem ser abordados como parte de planos compreensivos de larga escala para a conservação de Meros, os quais não estão disponíveis. Esta espécie cresce devagar e tem maturação tardia, deixando as populações especialmente vulneráveis à sobrepesca e à baixa recuperação uma vez depletadas.

Muitas populações de Mero declinaram por causa da sobrepesca, algumas seriamente. Muitas populações irão requerer décadas para recuperar e ainda assim continuam alvo de pressão de pesca excessiva.

Nós, assim, urgimos a representantes de Estado e gestores de pesca a apoiarem planos de avaliação científica imediato para os Meros, enquanto se trabalha sem espera no desenvolvimento e implementação de um plano de coleta de dados de pesca e manejo para os Meros".