MEROS DO BRASIL PROCURA PESSOAS INTERESSADAS EM APRENDER A COMPOR MÚSICAS SOCIOAMBIENTAIS - Projetos Meros do Brasil

Projeto Meros do Brasil, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promove oficinas gratuitas de textos musicais voltados para a conservação e produção independente

 

Gosta de música e natureza? Quer aprender a compor? Então, temos uma ótima notícia para você! Estão abertas as inscrições para o I Ciclo de Iniciação Musical do Projeto Meros do Brasil, um evento online e gratuito para todas as pessoas que querem aprender a compor textos musicais socioambientais e descobrir os caminhos para realizar produções independentes.

 

Mas, o que seriam os textos musicais socioambientais? Jorge Galdino, Dó, coordenador do Meros na Bahia e arte educador do Movimento Cultural Arte Manha explica: "A questão socioambiental na música pode ser compreendida na forma de letras com assuntos de motivação, lirismo ou simples provocação quanto à conservação dos bens naturais e culturais. Um exemplo clássico desta linha, que integra a Música Popular Brasileira é Asa Branca, eternizada na voz de Luiz Gonzaga” .

 

“No Projeto Meros, a música sempre esteve vinculada às questões de conservação”, nos conta Maíra Borgonha, gerente geral do Projeto Meros do Brasil. A arte educação é uma das linhas de atuação do Meros desde 2007, ano que marca o início da parceria com o Movimento Cultural Arte Manha através do lançamento do álbum Cantos e Encantos do Mar. Já, entre 2012 e 2013 foi gravado o disco Memórias do Mar, com letras que falam de biodiversidade, conservação e da cultura do litoral brasileiro.

 

Neste evento, a ideia não é diferente. “A proposta das oficinas é dar continuidade a esse exercício de representar a fauna e a cultura da costa brasileira por meio das parcerias e da música. Influências, rítmicas, peculiaridades dos estados envolvidos na criação, são elementos que poderão surgir nos textos musicais”, projeta Dó Galdino.

 

Desenvolvido em 4 módulos, o I Ciclo de Iniciação Musical terá encontros orientados por jovens que integram o Arte Manha e o Coletivo Jovem do Projeto Meros. Todos possuem experiência em produção cultural, arranjos e composições, que será repassada em suas falas e através de exemplos práticos nos cinco encontros temáticos que acontecem às terças e quintas do mês de março.

 

Estão previstas no cronograma dinâmicas de apresentação, abordagens sobre linguagem musical e escrita popular, atividades de investigação cultural, apresentação de ferramentas para produções musicais independentes, entre outras.

 

 https://youtu.be/zC6s4Je-v48

 

Quero participar! O que preciso fazer?

 

Podem participar das oficinas pessoas com idade a partir de 14 anos, que tenham ou não alguma experiência prévia na composição de letras e músicas. Além da idade mínima, o único pré-requisito é que os interessados tenham acesso à internet para participar das oficinas.

 

As inscrições estão abertas até o dia 04 de março, e são limitadas a 60 vagas. Para se inscrever gratuitamente clique aqui.

 

Todos os participantes receberão acesso a material de apoio e certificado. Ainda, após o evento poderão seguir acompanhando as etapas finais de produção que irão envolver construção de arranjos e linhas melódicas, a gravação de instrumentos e voz, e a finalização de algumas das canções cujas letras foram desenvolvidas no período das oficinas.

 

Confira abaixo o cronograma I Ciclo de Iniciação Musical e um breve currículo dos ministrantes do Curso.

 

Cronograma

 

  • 08/03/2022 - 14h às 18h - Apresentação da equipe e participantes das oficinas

 

  • 10/03/2022 - 14h às 18h - Cultura, meio ambiente e linguagens musicais

 

  • 22 e 24/03/2022 - 14h às 18h - Sarau da Biodiversidade

 

  • 29/03/22 - 14h às 18h - Produção musical independente

 

Ministrantes

 

Naum Galdino é maestro, arranjador e produtor musical. Também é membro efetivo da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia.

 

Ruy Galdino é cantor, compositor e arte educador.

 

Carla Santana é dançarina e graduanda em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia.

 

Netto Galdino é cantor, compositor e produtor musical, duas vezes campeão no Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) na Bahia.